A importância do planejamento

A importância do planejamento


A Odontologia vive uma fase de grandes avanços tecnológicos e científicos, com o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas, pesquisas, conhecimentos em biomateriais e descobertas de novos materiais. Contudo, um processo extremamente básico no tratamento odontológico vem sendo negligenciado, ou seja, o planejamento, item fundamental para o sucesso da prática odontológica e da busca pela saúde plena.

De fato, uma das causas mais frequentes no insucesso dos tratamentos é a falta de planejamento, no qual utilizamos todos os recursos necessários – e à nossa disposição – para obter as informações sobre o paciente e o caso presente.

Planejamento é, portanto, a ferramenta que possibilita perceber a realidade dos fatos, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando a possibilidade de execução de uma tarefa, adequando-a quando necessário e reavaliando todo o processo a que se destina.

Dessa forma, é fundamental que o planejamento seja entendido como um processo dinâmico, na maioria das vezes multidisciplinar e de forma interativa. E atentar-se ao fato de que existem várias fases no planejamento, sendo que, ao se negligenciar qualquer uma delas, todo o tratamento estará fadado ao fracasso.