Como Prevenir a cárie dental?

Como Prevenir a cárie dental?


Introdução

Os dentes estão em constante processo de desmineralização (perda de minerais) e remineralização (agregação de minerais). As bactérias presentes na boca liberam ácidos quando metabolizam os alimentos que ficam acumulados nos dentes e língua. Isso causa a desmineralização dos dentes. Na maior parte do tempo, a escovação e a própria saliva garantem a remineralização dos dentes através da presença do flúor.

Sobre a Cárie

A cárie dental acontece quando a quantidade e freqüência de alimentos ricos em sacarose são grandes e a escovação dental é insuficiente ou inadequada. Ou seja, a cárie ocorre quando a desmineralização dos dentes causada pelos ácidos liberados por bactérias presentes na boca é maior do que a remineralização obtida pelos minerais da saliva e pela escovação dentária.

Como Prevenir?

– Dar preferência para os alimentos menos cariogênicos

– Fazer refeições em horários regulares e evitar ficar “beliscando” durante o dia

– Alimentos mais cariogênicos devem ser consumidos com moderação e consumidos durante as refeições

– Escovar os dentes e passar o fio dental após cada refeição (café da manhã, almoço, lanches, jantar)

– Utilizar cremes dentais fluoretado nas refeições

– Não utilizar escovas dentais com cerdas deformadas

Alimentos mais cariogênicos

Laticínios: Leite com achocolatado, “milk-shake”, iogurte de frutas, leite com açúcar.

Frutas & Verduras: Conservas de frutas, geléias, frutas secas, maçã do amor, frutas caramelizadas.

Carnes: Carnes com temperos adocicados, com cremes, molhos, etc.

Cereais: Bolo, torta, pão doce, bolachas

Doces: Doces em geral, balas, confeitos, sorvetes, chicletes, chocolates.

Bebidas: Refrigerantes em geral, sucos artificiais, café/chá com açúcar.

Lanches: Pizza, cachorro quente, hambúrguer, todos com ‘ketchup’ e ingredientes ou molhos doces, pipoca doce.

Alimentos menos cariogênicos

Laticínios: Queijo, iogurte natural, leite sem açúcar ou com adoçante.

Frutas & Verduras: Todas as frutas frescas e todos os tipos de verduras e vegetais.

Carnes: Carnes em geral (boi, porco, peixe, frango).

Cereais:  Pão e torradas com manteiga, arroz, feijão.

Doces: Chicletes sem açúcar.

Bebidas: Água mineral, refrigerantes dietéticos, sucos de frutas naturais sem açúcar, café/chá sem açúcar ou com adoçante.

Lanches: Pizza, cachorro quente, hambúrguer sem ‘ketchup’, ingredientes ou molhos doces, pipoca salgada, batata frita

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