A endodontia é uma das especialidades odontológicas que previne e trata as enfermidades na polpa dental, que é o tecido mole que ocupa a cavidade interna do dente. A polpa é composta por células, vasos, nervos, fibras e substâncias intercelulares.
A endodontia é responsável por efetuar a limpeza interna de um dente, através da limpeza de canal e preenchimento com um material biocompatível, de modo a selar o dente desde a câmara pulpar até a ponta da raiz.
O que é um tratamento Endodôntico ou Tratamento de Canal?
Algumas vezes, a polpa do dente fica inflamada, devido a traumas ou infecções bacterianas. Como este tecido não pode “inchar” como outras partes do corpo quando ficam inflamadas, ocorre a dor. O único tratamento é a remoção desta polpa e a obturação do canal radicular, ou seja, o preenchimento deste canal vazio com uma substância apropriada.
Quando um canal está infeccionado, é ineficiente a ingestão de analgésicos e antibióticos, que podem até agravar a situação. O recomendado é que o paciente procure um endodontista que irá avaliar o caso e executar o tratamento de canal.
Às vezes, ocorre uma infecção e morte da polpa sem que haja nenhuma dor. O dente pode escurecer e haver a formação de uma lesão no ápice (final da raiz) do dente. Embora isso muitas vezes não cause nenhum desconforto ou dor, deve ser realizado o tratamento de canal o mais depressa possível, pois a lesão pode provocar até a perda do dente envolvido. Novamente, não adianta tomar antibióticos: a única solução é a remoção da polpa.
Indicações para o tratamento de canal
– Sensibilidade a frio e calor intensos, alimentos quentes e frios
– Dor aguda ao morder, mastigar
– Cárie profunda
– Ferimento que crie infecção no osso
Tratamentos realizados pela Endodontia
A endodontia realiza diversos tratamentos, sendo o principal deste o tratamento de canal, indicado para a ocorrência de enfermidades, como cáries profundas e dor aguda. Neste caso, o indicado é a remoção da chamada polpa dental quando esta se encontra infectada, substituindo-a por material obturador. A polpa tem de ser removida para que sejam eliminadas as bactérias e selados os canais.
Além do tratamento de canal, a endodontia restabelece a normalidade dos tecidos pulpares por meio de curetagem pulpar (remoção superficial da polpa coronária) , pulpotomia (remoção da polpa presente na câmara pulpar), pulpectomia (retirada total da polpa dentária e do filete nervoso) ou por tratamento cirúrgico. É possível, deste modo, eliminar focos de infecção dentária e manter o dente do paciente.
Deseja uma avaliação?
Solicite uma consulta sem compromisso e saiba como podemos transformar o seu sorriso.