Periodontia

Conheça mais sobre a especialidade

Especialidade que estuda e controla as infecções da gengiva.

periodontia estuda os tecidos normais e as doenças dos tecidos, sistema de implantação e suporte dos dentes. O tratamento da periodontia cuida da gengiva inflamada, que pode ter inflamação crônica ou aguda. Um dos sinais de gengivas inflamadas pode ser o sangramentono ato da escovação, ou com o uso do fio dental. Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da imunodeficiência e de maus hábitos alimentares, a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias.

Periodontia é a especialidade que trata da periodontite estudando a gengiva e os tecidos moles da boca. O objetivo do tratamento é estabilizar evitando as perdas dos dentes e assegurar que o paciente não volte a ter novos problemas de periodontite.

 O que é doença periodontal?

A doença periodontal ou periodontite é uma infecção bacteriana que afeta as fibras de inserção (gengiva) e afeta o osso de suporte que mantêm os dentes alinhados na boca, dando harmonia ao seu sorriso.

Por que fazer um exame de periodontite?

Para se prevenir de doenças mais graves. Um exame de periodontite é a forma fácil de determinar como está sua saúde bucal. No exame, uma micro sonda é inserida entre seus dentes e a gengiva para verificar sua saúde bucal.

Desta forma é possível diagnosticar com precisão a necessidade de um tratamento precoce da doença de periodontite podendo assim evitar problemas futuros como a perda de dentes ou a necessidade de implantes dentários. Este simples exame pode ajudá-lo a conservar seus dentes por toda sua vida.

Quem precisa fazer este exame?

Todas as pessoas precisam fazer o exame de periodontite. Este exame é uma forma de se prevenir contra problemas mais graves como infecções e perdas dos dentes. Se você nunca fez este tipo de exame converse com seu dentista e marque já uma consulta. Prevenir é o melhor tratamento.

Como é feito o tratamento?

Primeiro o periodontista irá controlar a infecção para poder remover a placa. A remoção da placa poderá ser feita através de raspagem, remoção do tártaro (placa), granulação e toxinas da gengiva. A raiz do dente será alisada para eliminar pontos de acúmulo de germes, permitindo que a gengiva fique mais aderida ao dente.

Ainda existe outra alternativa que é o uso de um líquido para higiene bucal contendo  clorexidine. Em alguns casos o dentista pode prescrever antibióticos que ajudam a eliminar os causadores da periodontite.

É necessário realizar uma cirurgia periodontal?

A cirurgia pode ser necessária, caso a raspagem e o alisamento não controlarem a infecção, ou se esta estiver muito avançada e incluir perda óssea ao redor dos dentes. A Cirurgia é feita com anestesia local sem causar dores ao paciente. “A cirurgia é realizada levantando-se a gengiva, removendo-se o tártaro e suturando-a de volta no lugar”.

Deseja uma avaliação?

Solicite uma consulta sem compromisso e saiba como podemos transformar o seu sorriso.

Nossas especialidades